quinta-feira, 30 de abril de 2009

Substância existente em crustáceos permite regeneração da pele

Segundo uma notícia publicada na 15ª Edição da Newsletter da Qualfood

"A partir de crustáceos e células-mãe, investigadores chilenos desenvolveram, separadamente, novas técnicas de regeneração da pele ferida, com as quais será possível o tratamento de queimaduras e cicatrizes.

Os investigadores da Universidade de Concepción descobriram que uma substância chamada quitina, existente nas carapaças dos crustáceos, após ser transformada em quitosano e quando misturada com alguns aditivos, converte-se num perfeito substituto da pele humana.

O investigador Galo Cárdenas explicou que esta substância pode ser usada como suporte do crescimento que vai restaurando a pele da pessoa sem deixar marcas e sem problemas de compatibilidade da substância com o organismo humano.

A explicação foi que esta substância pode ser usada como suporte ao crescimento, já que vai restaurando a pele sem deixar marcas e sem problemas de compatibilidade da substância com o organismo humano.

Além disso, a pele artificial é elástica, transparente e biodegradável, evitando a recuperação dolorosa.

A invenção já foi testada em 50 doentes e poderá começar a ser comercializada brevemente nas farmácias."

Ir às compras


Na hora de ir comprar os seus géneros alimentícios saiba que deve começar pelos alimentos menos perecíveis e apresentados em embalagens mais resistentes nomeadamente enlatados e sumos, de seguida siga para os alimentos que não necessitam de rede de frio, designadamente o arroz, massa e frutas (tenha atenção na hora de colocar as frutas no carrinho de compras de modo a não "pisar").
Após a escolha destes alimentos, siga para a rede de frio e faça a escolha dos seus iogurtes e da sua carne e peixe e finalmente escolha os seus congelados.

Lembre-se que quando compra alimentos que necessitam de frio, deve, após o pagamento dos mesmos regressar imediatamente a casa restabelecendo assim a rede de frio. Os sacos de congelação são também uma boa opção.

Francesinha Light


Para 4 pessoas

Ingredientes:
8 fatias de pão de forma
12 fatias de queijo flamengo
Paio magro ou presunto sem gordura
4 fatias de fiambre
4 fêveras de peru

Instruções:
Grelhe as fêveras de peru em frigideira anti-aderente e sem gordura;
Coloque em cima de cada fatia de pão uma fêvera, uma fatia de fiambre e de paio ou presunto;
Coloque a outra fatia de pão por cima;
Tape com as fatias de queijo flamengo e leve ao forno durante dez minutos
Para o Molho:
Descascam-se as cebolas, corta-se em rodelas e põe-se a alourar durante um minuto, de seguida coloca-se o tomate, a mostarda, as cervejas, o paio e o piripiri. Deixa-se cozer durante 15 minutos. Tritura-se tudo com a varinha-mágica e deixa-se levantar fervura.
Retira-se o pão do forno e rega-se com o molho.
Deve servir-se bem quente.

Refeições

Acerca das refeições, lembre-se, que estas devem ser realizadas em ambiente calmo e descontraído. Procure comer sentado, mastigar corretamente os alimentos e aprenda a saboreá-los, pouse os talheres e converse com os seus amigos e/ou familiares.
Evite comer enquanto desempenha outras tarefas - ver televisão, falar ao telemóvel, ler.

E não se esqueça, TODAS as refeições devem ser realizadas neste ambiente... Desde os almoços e jantares, aos lanches e ao pequeno-almoço.
Fonte Imagens: www.gettyimages.com

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Saladas de Fruta

E como a temperatura já começa a sugerir o alimentação + saudável deixa aqui algumas dicas para a elaboração de saladas de fruta, assim:

Opte por frutas da época - visto e como já foi aqui referido são geralmente mais baratas, nutritivas e saborosas. Por esta altura pode escolher as nêsperas, morangos e outros frutos silvestres.


Para temperar opte por umas gotas de limão evitando assim que a fruta escureça e realçando o sabor. Ou então pela casca de laranja ou limão ralada.
A canela também é uma boa opção.

Evite adicionar açúcar (lembre-se que a fruta já possui bons teores de açúcar), vinho de porto (pois torna esta sobremesa mais calórica).

Pode consumir a salada de fruta como sobremesa do almoço e jantar, nas refeições intercalares ou então começando o dia com um bom aporte vitamínico e mineral ao pequeno-almoço.

Sociedade Civil

Eu pessoalmente gosto muito do formato do programa e dos conteúdos que aborda, alguns que me dizem particularmente, para quem não conhece saiba que se trata de um programa de informação da RTP2 apresentado pela Jornalista Fernanda Freitas diariamente das 14h até cerca das 15h30.
Já na próxima segunda-feira - dia 27 de Abril o programa será sobre a actual conjuntura económica e a forma como pode afectar a nossa alimentação - "Falta de dinheiro não é motivo para comer mal", certamente nos dará novas ideias e conhecimentos, por isso para quem tiver a sorte de poder assistir delicie-se...
Pode também consultar o Blog do programa e deixar comentários e sugestões aqui.

Sabia que...? nº15


A nêspera é frequentemente comparada à maçã nomeadamente devido à sua acidez e riqueza em pectina (polissacarídeo ramificado) composto que em contacto com a água tem poder gelificante.

Estas frutas características da Primavera podem ser consumidas em natureza ou em saladas de frutas.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vai Uma Voltinha?

Fonte Imagem: http://coisasquegosto.files.wordpress.com/2009/02/bic.jpg

Porque é que as cebolas nos fazem chorar?

As cebolas provocam-nos frequentemente ardor nos olhos e até nos fazem "chorar" porque contem na sua constituição um composto que se evapora quando ela é cortada ou descascada e que afecta os nervos do nariz que por sua vez estão interligados aos olhos...

domingo, 19 de abril de 2009

Cozedura em Papillotes

Conhece-se esta técnica?

Consiste em cozer os alimentos embrulhados em papel vegetal ou de alumínio, permitindo preservar melhor o sabor, o suco e os nutrientes e não necessita da adição de mais gordura.
Adapta-se a alimentos como peixe, carne de aves, fruta e legumes. Experimente...

Fonte Imagem:http://3.bp.blogspot.com/_UoHsqFEgjQo/SFT2j68dVCI/AAAAAAAABYs/iur8a7PeL/s400/Bacalhau_papelote_pimentas_3.jpg

sábado, 18 de abril de 2009

Leitura de Rótulos

A leitura dos rótulos é extremamente importante na hora da escolha dos produtos.Sempre que tiver dúvidas quanto ao produto a escolher leia atentamente e compare a informação disponível, nomeadamente os teores de açúcares e gordura.

E não se esqueça na lista de ingredientes do produto, estes estão por ordem de quantidade:

o que está em MAIOR quantidade aparece PRIMEIRO


Queques de Laranja

Ingredientes:

Óleo vegetal, açúcar, ovos, farinha de trigo, amido de milho, levedantes (pirofosfato de sódio, bicarbonato de sódio e carbonato de cálcio), sal, emulsionante (mono e diglicéridos de ácidos gordos), aroma e conservante (ácido sórbico).


Fonte imagem: www.panaderiapulido.com

Divulgação

Curso de Actualização em Gestão da Segurança Alimentar na Rede de Serviços e Equipamentos Sociais no dia 25 de Abril de 2009 organizado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Para mais informações clique aqui

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sabia que?... nº14


Que na Europa 30% das crianças apresentam sobrecarga ponderal e mais de 10% são obesas?
E que são os países do Sul da Europa - Espanha, Itália, Grécia e Portugal que estão na liderança da prevalência de obesidade infantil?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Post nº100 - Arte em Alimentos

Para comemorar o post º100 ficam aqui algumas imagens de obras de arte feitas com alimentos...

Ovos da Páscoa

Há muitos séculos atrás, antes do nascimento de Cristo, era frequente trocar-se ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) celebrando-se o fim do Inverno e o início de uma nova estação, procurando assim obter melhores colheitas uma vez que o ovo simbolizava a fertilidade.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa e os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

Actualmente, nesta época festiva, além das crianças decorarem os seus próprios ovos é costume oferecer-se ovos de chocolate, o que aumenta o consumo calórico destes pequenos nesta época...

sábado, 11 de abril de 2009

Sabia que?... nº13



As amêndoas são um dos doces de excelência característicos desta época festiva. Até à Idade Média, a amêndoa era coberta por mel e mais tarde com o desenvolvimento da cultura da cana de açúcar esta passou a ser cobertas por açúcar... actualmente podemos encontrar amêndoas cobertas por diferentes produtos, de diversas cores e feitios...

As amêndoas podem ser integradas numa alimentação saudável, devem contudo e como sempre ser consumidas com bom senso... Boa Páscoa...

Nutricionistas na TVI

Venho através da publicação deste post mostrar o meu desagrado pelos comentários muito pouco correctos e coerentes do Senhor Vasco Pulido Valente no jornal da TVI do passado dia 3 de Abril na a propósito da alegada decisão de aumentar-se o número de nutricionistas disponíveis nos centros de saúde... Escuso-me a comentários... veja o vídeo aqui (a partir do minuto 38) e tire as suas próprias conclusões...

Boa Páscoa



A todos os seguidores do Alimentação + Saudável uma Boa Páscoa recheada de alegrias e poucas amêndoas :)

fonte imagem: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://oamigosecreto.blogs.sapo.pt

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Chocolate Preto, Diabetes e Hipertensão Arterial


Um estudo realizado na Universidade de L'Alquila - Itália mostrou que o consumo de chocolate preto pode facilitar o controlo da diabetes e da tensão arterial (note-se que noutros tipos chocolate tais efeitos não foram verificados).


Este estudo, foi realizado em 15 indivíduos e mostrou que o consumo diário de 100 gramas de chocolate preto, durante 15 dias, provoca uma queda de tensão arterial bem como uma melhoria na capacidade do organismo metabolizar o açúcar, permitindo assim melhor controlo da diabetes. Estas capacidades foram atribuídas ao flavanol - um antioxidante, responsável pela neutralização de substâncias lesivas para as células, os radicais livres


Apesar destes resultados é importante lembrar que o chocolate possui altos teores de gordura e que o seu consumo deve ser integrado num estilo de vida saudável, só assim terá potencialidade para nos fornecer os ditos benefícios.

Fonte imagem: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://artisansweets.files.wordpress.com

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Horas de Sono e Risco Excesso de Peso

Segundo um estudo transversal realizado em crianças 7-9 anos por quatro investigadores portugueses (Cristina Padez, Isabel Mourão, Pedro Moreira e Vítor Rosado) existe uma relação inversa entre as horas de sono e a probabilidade de desenvolvimento de excesso de peso e obesidade.
São conclusões interessantes uma vez que a duração do sono é um factor de risco potencialmente modificável que pode ser considerada na prevenção e tratamento da obesidade infantil.

Este estudo pode ser consultado no:
American Journal of Human Biology

Volume 21 Issue 3, Pages 371-376

Fonte Imagem: www.gettyimages.pt

ALLI


Alli é o primeiro fármaco para o combate à obesidade disponível no mercado português que não exige prescrição médica.

À semelhança do Xenical actua diminuindo a absorção de gordura pelo organismo e é composto pela mesma substância activa o orlistat (importa contudo dizer que com menor dosagem). Está direccionado para indivíduos com mais de 18 anos e com um Índice de Massa Corporal superior a 28kg/m2.

Esta decisão tem suscitado alguma polémica... a favor ou contra importa lembrar a população em geral que mais do que a decisão de perder peso e recorrer à terapêutica farmacológica é importantíssimo e necessária uma requalificação dos hábitos alimentares e do estilo de vida!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Leite

Não resisti e deixo aqui um excerto de uma crónica da Notícias Magazine do domingo, 29 de Março de 2009, do jornalista João Miguel Tavares sobre o enriquecimento do leite:

"Ah, como eu tenho saudades do tempo em que o leite era apenas leite. Hoje em dia ir ao supermercado aviar duas embalagens de Mimosa é uma autêntica
aventura linguística e sociológica. Aqui há uns dez anos, ir comprar leite significava escolher entre pacotes de gordo, meio gordo ou magro. Nos dias que correm, implica um mergulho nos abismos das vitaminas, das fibras, do cálcio e do ómega 3. Tenho cá para mim que seria muito útil começar a transportar um farmacêutico no nosso carrinho das compras.

Uma pessoa entra no Continente e tem dois corredores de leite. Um, mixuruca, de pacotes pouco ambiciosos e acomodados à vida, que não desejam ser mais do que o resultado de uma vaca pobremente espremida e se deixam comprar por cinqenta e poucos cêntimos. Pacotes à antiga, digamos assim, que manifestamente não acompanharam o progresso da humanidade. E depois temos outro corredor, de pacotes reluzentes, muito classe média-alta, que além do líquido que jorra do bovino são vitaminados por uma miríade de quinquilharia química que promete deixar-nos a apenas dois dedos de distância do Super-Homem. Como tudo o que reluz, há o reverso da medalha: cheguei a ver um pacote que prometia afogar o colesterol a 360 paus, moeda antiga.

O problema, claro, é que tansos como eu são irresistivelmente atraídos pelos que prometem, qual poção mágica do druida Panoramix, revolucionar a nossa existência em troca de vinte centilitros ao pequeno-almoço. Para tudo o que nos acontece na vida, inventaram um tipo de leite que ajuda a enfrentar a situação. Em verdade vos digo: o tipo que viu no pacote de leite um psicanalista em potência merecia uma estátua nos prados verdejantes dos Açores.

Ele há o leite «especial mamãs» com ácido fólico. Ele há o leite «cardio» com vitaminas B6, B12 e B9. Ele há o «bem activo» com vitamina D (que ajuda «na
fixação do cálcio», aparentemente um elemento químico que tem dificuldades em
ficar quieto). Ele há o «efeito bífidus», que todos sabemos ser um efeito maravilhoso, à base de «fibras solúveis». Ele há o leite «sem lactose», que é a
cerveja sem álcool e o chocolate sem açúcar dos leites. Ele há o «bem especial
crescimento», muito apropriado para as criancinhas, que por sua vez se subdivide
em «1-3 anos» e «a partir dos 3 anos», que os putos não são todos iguais. Ele há
o novo e moderno leite de soja, claro que só por si é um mundo à parte. Ele há o
ecologicamente sensível leite biológico, que promete uma ligação directa às
tetas das vacas mais felizes do planeta.

E depois há os nomes finíssimos como o «leite fibresse», que ajuda «à regularidade intestinal», como se o uso do sotaque francês ajudasse nas idas à casa de banho. Além, claro, de maravilhosas novidades a cair mensalmente nas prateleiras, como o recentíssimo «especial» para mulheres maduras» (oh, maravilhoso eufemismo) com (agarrem-se) «isoflavonas de soja e vitamina D». Da próxima vez que vir a minha avó mais abatida, vou podr dizer-lhe: «Avozinha, isso parece-me falta de isoflavonas. Tome aqui este leitinho.» Obrigado, rapazes da Mimosa. Sem vocês, as minhas idas ao supermercado
seriam bastante mais rápidas - mas muito mais aborrecidas."

Comentários?!

Ovos de Chocolate


Nesta época festiva o consumo de chocolate por parte dos portugueses sofre um aumento brutal... fruto dos tão afamados Ovos de Páscoa...
Em média um português ao longo do ano consome 1,5 kg de chocolate, valores bem inferiores à média Suíça e Inglesa cujos valores rondam os 8-10 kg. Valores que podem ser justificados por factores culturais nomeadamente as baixas temperaturas - propícias ao seu consumo e a produção interna.

fonte imagem: http://tastefood.files.wordpress.com/2009/03/precos-do-ovo-de-pascoa-20091.jpg

domingo, 5 de abril de 2009

Salada de Morangos

Para o lanche deste domingo o alimentação + saudável aconselha uma deliciosa e SAUDÁVEL salada de morangos... Aqui fica:

Ingredientes:
20 morangos
1 iogurte (de preferência magro)
adoçante

Misture tudo, sirva em pequenas taças... e delicie-se

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Morangos

E como o novo visual do Alimentação + Saudável é vermelhinho e cheio de morangos deixo aqui as informações em termos nutricionais (por 100g) destes deliciosos alimentos.

Calorias 34
Água 90,4g
Proteínas 0,9g
Hidratos de Carbono 5,3g
Gorduras 0,7g
Fibras 1,20g
Vitamina C 47mg
Cálcio 25mg
Fósforo 26mg
Ferro 0,8mg
Potássio 180mg

Fonte: Gonçalves Ferreira F.A., Silva Graça M.E., Tabela da Composição Alimentos Portugueses,
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 1985
Fonte imagem: www.gettyimages.com

Nutricionista

É verdade, no passado dia 1 de Abril realizei a defesa do meu estágio e oficialmente já sou NUTRICIONISTA.

Tenho esperança de conseguir mais tempo para me dedicar ao blog e mais seguidores...
Por agora ficam-se algumas alterações em termos visuais...
e aguardo comentários e sugestões...
Sim porque o
Alimentação + Saudável tem muitas visitas mas poucos comentários... :)