sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Fim...
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Noz
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Cafeína
Sabia que...? nº10
Alimentação Saudável
Salgados, folhados, patês, saladas com maionese por Sopa, melão, saladas temperadas com um fio de azeite, queijo fresco, azeitonas e pão
Coca-cola, cerveja, vinho por Água, sumos naturais, leite
Hambúrguer, bacalhau com natas, prego no prato por Bacalhau cozido com grão, couves e azeite; vitela assada com legumes e arroz ou uma sanduíche de perú com tomate e alface
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
3º Congresso Português de Alimentação e Autarquias
Refeição Tipo Snack vs Refeição Convencional
Sugestão 1
Creme de Cenoura (100g) --> 33 kcal
Bife de Vaca grelhado (100g) --> 163 kcal
Arroz branco cozido (120g) --> 152,4 kcal
Cenoura cozida (75g) --> 12,75 kcal
Morangos (100g) --> 29 kcal
Água --> 0 kcal
Café com adoçante --> teores vestigiais
Total kcal da sugestão 1 --> 390,15 kcal
Sugestão 2
Fatia de pizza de queijo, tomate e fiambre --> 224 kcal
Refrigerante de laranja (200ml) --> 80 kcal
Café com açúcar (um pacote) --> 27,37 kcal
Nata --> 149 kcal
Total kcal da sugestão 2 --> 480,37 kcal
Ainda tem dúvidas?
Fonte TCAP
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Sabia que...? nº9
100 g de kiwi contêm aproximadamente 72 mg de vitamina C, 53 kcal e 10,9 g de hidratos de carbono.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Descoberta do Chá
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Espetadas de Fruta
1 Laranja
1 Maçã
1 Pêra
1 Kiwi
• Cortar o kiwi, a pêra e a maçã em bocados em forma de cunha.
• Descascar a laranja e separar em gomos.
• Colocar a fruta nos paus. Dispor as espetadas num prato.
• Polvilhe a gosto com canela em pó.
Vitamina C
Ficam aqui alguns exemplos de frutos citricos:
toranja
tangerina
laranja
limão
pamplemousse
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Divulgação
Sabia que...? nº8
Pode ser consumido nas diferentes refeições do dia e com preparação diferente, por exemplo ao pequeno-almoço pode ser consumido simples ou com adição de café, cevada ou chocolate, com cereais ou em deliciosos batidos de frutas, nos lanches quer da manhã quer da tarde também simples em pacotes pequenos facilmente transportáveis para a escola ou para o trabalho e à noite na ceia um copo de leite simples para ajudar a adormecer - parece ser indutor do sono.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Banco de leite materno
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Ferro
Fígado
Rim
Carnes vermelhas
Gema de ovo
Frutas secas (nozes e castanhas)
Ervilhas
Feijões secos
Vegetais verdes
Pão integral
As bebidas que contêm taninos, como o chá devem ser evitadas à refeição ou juntamente com alimentos ricos em ferro, visto que o tanino se liga ao ferro e forma um composto insolúvel, que não é absorvido.
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Alimentação Saudável
Este filme está muito bom e completo, encontrei-o por acaso durante uma pesquisa, mas não pude deixar de postar. Pertence ao arquivo da RTP e foi apresentado por Diogo Infante que de uma forma muito didáctica lá nos vai dando algumas noções de alimentação saudável.
sábado, 10 de janeiro de 2009
Quais as funções da família dos ácidos gordos omega-3?
Os ómega-3 são também ácidos gordos essenciais, ou seja, não conseguem ser sintetizados pelo Homem. E é por este motivo que devem ser obtidos pela dieta.
No organismo, o ácido linolénico é convertido através de um processo altamente complexo e limitado em:
• Ácido decosahexaenóico (DHA) (22:6)
Os benefícios desta família de compostos têm vindo a ser pesquisados desde os anos 70. Já nessa década, Bang e Dyerberg, relataram que a queda da mortalidade por doenças cardiovasculares entre moradores de 2 localidades (Inuits of Geenland e Danes), cuja dieta era rica em ómega-3 provenientes do peixe. Este estudo veio, então, sugerir um efeito benéfico do consumo de peixes ricos em ómega-3.
Actualmente, reconhece-se que o consumo frequente de alimentos ricos neste composto (EPA e DHA) representa benefícios para a saúde de uma forma geral, podendo actuar na:
• Manutenção da saúde cardiovascular;
• Redução da agregação plaquetária, mantendo a integridade dos vasos sanguíneos e contribuindo também para a regulação dos batimentos cardíacos;
• Redução os níveis de Triglicerídeos, LDL (mau colesterol) e aumentar a taxa de HDL (bom colesterol), melhorando assim, a porporção HDL/LDL - (altas taxas de LDL aumentam o risco de doenças cardiovasculares);
• Redução da Pressão arterial;
• No Sistema imunológico e processos inflamatórios – onde têm uma potencial acção preventiva da Asma, Artrite, Enxaquecas e Psoríase.
• Regulação da temperatura do corpo e perda de água.
- Investigadores da Universidade de Harvard, EUA, acreditam também que os ómega-3 bloqueiam correntes excessivas da Na+ e Ca2+ no coração, que proporcionariam por sua vez descargas eléctricas excessivas e arritmias cardíacas no coração.
Dieta Macrobiótica
A dieta macrobiótica foi proposta na segunda metade do século vinte por Michio Kushi, inspirado pelo filósofo Georges Ohsawa. Para Michio Kushi e seus seguidores a macrobiótica não é apenas um regime alimentar, é sobretudo uma filosofia de vida.
Macrobiótica é uma palavra, que deriva do Grego: «macro» significa grande e «bio» quer dizer vida, ou seja «vida grande» e para os seus defensores para além de vida grande significa ainda vida grandiosa. Segundo Francisco Varatojo – director do Instituto Macrobiótico de Portugal: «a alimentação é importante, porque nos dá a base biológica, a saúde para gozarmos a vida em todo o esplendor e para termos sensibilidade para com o meio que nos rodeia».