domingo, 27 de setembro de 2009
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Comer à noite
Segundo um estudo da Northwestern University verificou-se que comer durante a noite pode favorecer o incremento de peso.
No final do estudo, verificou-se que os que receberam o alimento durante o período de dormir, ganharam mais peso do que os outros alimentados nas horas habituais.
Muita investigação há ainda a fazer, mas fica o alerta!
Fonte: Deanna M. Arble, Joseph Bass, Aaron D. Laposky, Martha H. Vitaterna and Fred W. Turek. Circadian Timing of Food Intake Contributes to Weight Gain. Obesity, 2009.
Fonte Imagem: www.gettyimages.pt
Enxaquecas e cacau
Segundo revela um estudo da Universidade do Estado de Missouri, nos EUA, o consumo de cacau pode suprimir a resposta inflamatória, responsável pelas malditas enxaquecas.
Inicialmente e durante 14 dias, os ratinhos de laboratório foram alimentados com uma dieta que variava entre 1 e 10% de cacau, de seguida, os investigadores injectaram uma substância que, responsável pelo mecanismo inflamatório associado à enxaqueca, observando assim a resposta dos seus organismos perante a indução.
Após os primeiros sintomas da inflamação, os ratos que tinham consumido maior teor de cacau, experimentaram uma redução nos níveis inflamatórios que conduzem à enxaqueca.
Estes investigadores crêem que o cacau poderá vir a ser usado em suplementos alimentares de forma a combater as enxaquecas.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Curso de Outono na APN
Este curso decorrerá na sede da APN no próximo dia 26 de Setembro, para mais informações e fazer a sua inscrição vá a www.apn.org.pt.
Sobre a gripe, nomeadamente a gripe A, poderá também gostar de ler dois posts publicados aqui no alimentação mais saudável há alguns dias. Clique aqui e ali para ler.
Para mais informações ligue para a linha da saúde 24
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Tomate e Colesterol
A equipa de investigadores testou o ateronon, assim é chamado, em 150 individuos com doenças do coração e verificou que a toma diária do produto consegue reduzir a acumulação do mau colesterol nas artérias destes individuos.
Peter Kirkpatrick, um dos elementos da equipa afirma que este produto poderá ser mais eficaz que as estatinas para baixar os níveis de mau colesterol.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Frutos e Hortícolas
Temos os Vermelhos
Acerola, Maça Vermelha, Morango, Cereja, Framboesa, Melancia, Romã, Tomate, Pimento Vermelho e Rabanete
São ricos em antocianina (um fitoquímico) e em licopeno.
Ajudam a melhorar a saúde cardiovascular e a diminuir o risco de cancro.
Temos os Roxos
Ameixa, Amora, Figo, Maracujá, Mirtilo, Uva Passa, Uva Preta, Beringela, Beterraba e Couve Roxa.
São ricos em antioxidantes e fitoquímicos.
Ajudam a combater o envelhecimento, a diminuir o risco de cancro e a melhorar a memória.
Temos os Cor de Laranja
Ananás, Tangerina, Manga, Dióspiro, Laranja, Toranja, Tangera, Limão, Pessego, Cenoura, Abóbora e Pimento Amarelo.
São ricos em beta-caroteno - ou pró-vitamina A, vitamina C e ácido fólico.
Ajudam a ter uma boa visão.
A ter uma pele bonita e a uma correcta cicatrização.
Temos os Brancos
Melão, Pêra, Banana, Alho, Alho Francês, Cebola, Couve-flor, Repolho, Rebentos de Soja, Nabo e Gengibre.
São ricos em fitoquímicos e potássio.
Ajudam a regular os níveis de colesterol e a diminuir o risco de cancro.
Temos os Verdes
Kiwi, Maçã Verde, Uvas Verdes, Aipo, Courgette, Alface, Couve Portuguesa, Couve Galega, Couve de Bruxelas, Espargos, Espinafres, Pepino e Acelgas
São ricos em fitoquímicos, potássio, vitamina C, vitamina K e ácido fólico.
Ajudam a manter uma pele saudável, a combater as agressões do organismo e a formar ossos e dentes mais fortes.
Numa alimentação saudável é importante tornarmos o nosso dia bem colorido e ingerir alimentos de todas as cores. Os meus preferidos são os laranja (para combater a minha miopia :)) mas não dispenso os vermelhos, os brancos e os roxos, torço o nariz aos verdes mas não os dispenso.
Façam o mesmo...
terça-feira, 1 de setembro de 2009
# 2 Produtos da Época - Cerveja
Assim, fica aqui a composição da cerveja:
* É composta por cerca de 93% de água. Perde o "combate" em termos de hidratação com a água e o chá, mas ganha quando comparada com outras bebidas alcoólicas;
* Álcool (etanol) 3,4%/9%. Desde que ingerido em doses moderadas, o álcool tem alguns benefícios, nomeadamente contribui para evitar a acumulação de gordura nas paredes arteriais.
* Hidratos de carbono 2% a 3%.
* Calorias. 33 cl de uma cerveja normal contêm cerca de 150 kilocalorias, aqui a cerveja perde novamente o combate com a água e as infusões. Contudo,não está proibida se introduzir nos seus dias de férias uma cerveja no seu almoço e durante a tarde fizer uma boa caminhada não sentirá alterações de peso.
* Gorduras. 0 g de gordura
* Magnésio (48 mg) e silício (6 mg). O consumo de cerveja associa-se a uma maior densidade mineral nos ossos, actuando como factor preventivo face à osteoporose.
* Potássio (190 mg). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevenção das cãibras musculares.
* Vitamina B12 (0,8 mcg). Produz serotonina e dopamina, as duas substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar.
* Vitamina B2 - Riboflavina. Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também actua como cicatrizante.
* Vitamina B5 - Ácido Pantoténico. Sintetiza os lípidos e o açúcar dos alimentos.
Apesar de todas estas vantagens importa frisar que:
- a água é a melhor bebida, não há outra que apresente mais vantagens;
- a cerveja dentro de uma dieta saudável e consumida em pequenas quantidades pode (muitos outros factores devem ser avaliados) ser uma boa opção.
Fonte Imagem: www.gettyimages.com