domingo, 20 de fevereiro de 2011

Queijo Fresco - Características Nutricionais




A propósito do queijo fresco fique a saber que:

Os seus nutrimentos são mais facilmente aproveitados que os do leite, devido á fermentação produzida por bactérias adicionadas durante o seu fabrico.
É rico em proteínas de alto valor biológico e apresenta baixo teor em gordura.
Apesar do baixo teor em gordura, esta é essencialmente gordura saturada, pelo que o seu consumo deve ser moderado em pessoas com problemas cardiovasculares.


Fonte de imagem: aqui

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Vinho Tinto e Tratamento do Cancro da Mamã


Segundo um estudo recente, realizado na Cleveland Clinic's Lerner Research Institute, constatou-se que o consumo diário de um copo de vinho tinto pode ser benéfico no tratamento do cancro da mama.

Estes resultados parecem dever-se ao facto das células cancerígenas, ao longo do tempo de tratamento, tornarem-se  mais resistentes à rapamicina - químico usado no tratamento do cancro. 

As uvas pretas e o vinho tinto são ricos num composto fenólico antioxidante - resveratrol, que  diminuiu a resistência das células à rapamicina, aumentando dessa forma o sucesso do tratamento do cancro.

Pode ler o artigo na íntegra aqui
Imagem daqui

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sabia que...? nº38

Sabia que...

A diabetes pode ocorrer durante a gravidez?

Cerca de 5% das grávidas desenvolve diabetes, a chamada diabetes gestacional. Em regra, os bebés nascem com peso elevado e mais de metade destas mulheres podem vir a tornar-se diabéticas.

Fonte de imagem: www.weheartit.com

# 18 - Rir é o melhor remédio

Boa Semana!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Arando Vermelho


O arando vermelho é uma espécie de baga, semelhante ao mirtilo, que nasce em arbustos, habitualmente em modo silvestre.

Pertence à classe das frutas vermelhas e portanto, apresenta propriedades antioxidantes, neste caso devido à riqueza em proantocianidina tipo A. A proantocianidina tipo A evita que as bactérias se fixem nas membranas mucosas, criando uma espécie de barreira entre os tecidos e os agentes patogénicos, constituindo um verdadeiro escudo contra as doenças.

Além destas características o consumo destas bagas está associado ao tratamento e prevenção de infecções do trato urinário.

Aliado a estas excelentes propriedades está também o seu baixo teor em açúcares e calorias.

Imagem daqui

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Romanesca


A romanesca é um hortícola da mesma espécie da couve-flor e que pertence à grande família das Crucíferas, isto é, é irmã/prima da couve-de-bruxelas, dos brócolos entre outras couves. Esta couve é também chamada de brócolo romanesco ou repolho romanesco.

Já conhecia este hortícola mas apenas na semana passada tive oportunidade de o experimentar e devo dizer que é delicioso! Menos intenso que os brócolos e bastante tenro poderá  ser uma excelente opção também para as crianças que tantas vezes repugnam os brócolos e as couves. O seu aspecto também poderá dar uma ajuda. O único aspecto negativo é mesmo o preço!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Açores - Esperança de vida da próxima geração será inferior à actual


Segundo a notícia publicada no Jornal Público, Manuel Coelho e Silva, professor da Universidade de Coimbra, na apresentação de um estudo em Angra do Heroísmo afirmou que a próxima geração de açorianos vai ter uma esperança de vida inferior à da actual geração.

Transcrevo a notícia:
..."

“Actualmente, a longevidade situa-se entre os 78 e os 80 anos, mas vamos assistir ao longo das próximas décadas a uma regressão da longevidade da população portuguesa devido aos jovens com peso a mais, sedentarismo elevado e inaptidão cardio-respiratória”, afirmou.

Esta conclusão resulta de um estudo sobre 'Tendência secular de crescimento e bem-estar físico e psicológico na população jovem escolar da Região Autónoma dos Açores', realizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Manuel Coelho e Silva salientou que este estudo é um caso único no país e dos poucos a nível europeu, frisando em nos trabalhos realizados em 1988, 1998 e 2008 foram analisados quase cinco mil jovens das ilhas açorianas.

O trabalho hoje apresentado, relativo a 2008, abrangeu 1.700 crianças e permitiu concluir que “31 por cento tem sobrecarga ponderal (obesidade) e, entre estes, dois em cada três jovens associa o sedentarismo e a inaptidão cardio-respiratória”, revelou Manuel Coelho e Silva.

Na sequência destes resultados, o investigador aconselhou, tendo em conta a saúde pública, que “devem ser definidos objectivos para uma década”.

Por seu lado, António Gomes, director regional do Desporto, garantiu que o executivo açoriano vai continuar a apostar na "manutenção dos programas de actividade física da população em geral e dos atletas federados em particular”.

António Gomes admitiu que “a tradição alimentar açoriana tem vindo a perder implantação junto da juventude, em favor de uma alimentação mais industrializada”, com menos legumes e frutas.

“Para contrariar esse fenómeno, têm sido feitas intervenções junto das cantinas escolares que melhoraram a sua oferta em termos de qualidade”, acrescentou.
..."

Fonte imagem: www.gettyimages.com

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Falta de iodo pode afectar o desenvolvimento cognitivo


Segundo, um estudo divulgado durante o XII Congresso Português de Endocrinologia a falta de iodo pode afectar o desenvolvimento cognitivo.

A hipótese levantada é que a falta de iodo pode estar associada a um fraco desenvolvimento cognitivo nas crianças, este estudo avaliou 3679 crianças em idade escolar de 78 escolas de Portugal continental, das cidades de norte a sul do país, tanto interiores como exteriores, e 311 crianças de 40 escolas da Madeira, perfazendo um total de 3990 crianças entre os 6 e 12 anos.

Os resultados preliminares do estudo, mostraram que 46,3% das crianças recebiam um aporte de iodo insuficiente e 53,7% das crianças recebiam-no num nível adequado o que na opinião do investigador Edward Limbert, pode ser o factor responsável pela falta de aproveitamento escolar das crianças.

O cientista defende que pequenos défices nos níveis de iodo, verificados nalguns países da Europa, podem estar associados a dificuldades de atenção e aprendizagem apresentadas em crianças saudáveis.

Mais estudos, são contudo necessários. Saiba, contudo, que as principais fontes de iodo são os peixes, nomeadamente, peixes de água salgada e alguns mariscos e estes podem e devem fazer parte de uma alimentação completa, equilibrada e variada.