sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Caminhar todos os dias pode prevenir milhares de casos de cancro



Na Grã-Bretanha anualmente, mais de 10 mil casos de cancro da mama e do cólon poderiam ser evitados se as pessoas adoptassem a caminhada rápida como actividade física durante meia hora por dia.

“Os números mostram que não é preciso ir ao ginásio para se beneficiar do exercício”, disse a médica Rachel Thompson, subdirectora de Ciência do WCRF. “Incluir na rotina a caminhada, mesmo que seja abrindo mão de ir trabalhar de carro e sair num ponto mais longe do seu destino, ou ir de um ponto comercial a outro, pode fazer uma grande diferença na saúde das pessoas”, sublinhou.

No caso do cancro do cólon, o exercício pode acelerar o processo digestivo, diminuindo o tempo que as substâncias perigosas permanecem em contacto com as paredes dos intestinos.

Na Europa, a sobrecarga ponderal está relacionada com 8% de todos os tipos de cancro. Num estudo publicado na revista científica The Lancet, os cientistas mostraram que, no futuro, a obesidade poderia superar o tabagismo e a terapia de reposição hormonal como a principal causa de cancro nas mulheres.

Fonte: The Lancet

3 comentários:

Maria disse...

Obrigada Susana por este alerta/conselho. Tenho pavor do cancro. A minha médica de família não se cansa de repetir que meia hora de caminhada por dia é tudo o que eu preciso em termos de exercício. Sei que não é, porque já ando muito e ainda tenho muito peso a perder. Mas obrigada por destacar os benefícios de um gesto tão simples.

Alexandra disse...

Além de funcionar como preventivo para o cancro, mantem-nos em forma.
Toca a calçar as sapatilhas e vamos caminhar.
Bom fds

Susana LQ disse...

Maria - é realmente um gesto simples que pode salvar mts vidas!
Alexandra - vamos lá calçar as sapatilhas :)