segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Alimentação da Grávida

Porque vem mais uma priminha a caminho e porque este blog não é impessoal aqui deixo alguns conselhos para a Florbela mas também para outras grávidas ou futuras grávidas que me possam estar a ler.
É um facto que a grávida tem necessidades nutricionais acrescidas contudo, tal não significa que deva "comer por dois", essa teoria está completamente errada e terá consequências a curto e médio prazo quer para a mãe quer para a criança.
Assim, em termos de energia e analisando os três trimestres de gestação, durante o primeiro trimestre de gravidez a grávida não tem necessidades aumentadas de energia, durante o 2º as necessidades energéticas aumentam cerca de 33kcal e no 3º trimestre para além das calorias recomendadas existe um acréscimo de 452kcal diárias. A título de referência uma grávida normoponderal (isto é com um peso ajustado para a sua altura) deve aumentar entre 11,5 e 16kg durante toda a gravidez, o que equivale a um aumento de peso por semana a partir do 3º trimestre de gestação de 0,4kg.
Em termos de proteína, devido à formação da placenta e ao próprio crescimento do bebé as suas recomendações estão aumentadas. Diariamente a grávida deve ingerir 4 porções de carne, peixe ou ovos que corresponde a (por exemplo) uma peça de frango (50g depois de cozinhado) ao almoço e uma posta de pescada (50g depois de cozinhado) ao jantar.
Hidratos de carbono, são extremamente importantes, devem ser consumidos em pequenas quantidades e ao longo do dia, deve optar-se por pão ou cereais integrais (importantes sobretudo se a obstipação estiver presente), massa, arroz ou batata confeccionados de forma simples.
Quanto à grodura é importante dar-se primazia aos ácidos gordos essenciais, ácido linolénico e ácido linoleico, e aos ácido gordo eicosapentaenóico e ácido gordo docosahexonóico presentes nomeadamente em peixes gordos (sardinha, salmão, peixe espada, cavala, atum, carapau. anchova).
Quanto ao teor de vitaminas e minerais devem ser elevados, use e abuse dos frutos e hortícolas.
É necessária especial atenção quanto a dois micronutrimentos com papel importante nesta altura o ferro e o ácido fólico (mal possa colocarei aqui um post sobre estes dois minerais).

2 comentários:

Débora disse...

Isto também é para mim ;) Shiiuuu

Susana LQ disse...

Como nutricionista certo? :)