segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Almoço - Uma pausa necessária

A pedido das meninas das ribeiras e por intermédio do M. aqui vai um textinho sobre o ALMOÇO.

O almoço é extremamente importante para um dia alimentar saudável e deve conter entre 25 a  30% do valor energético ingerido diariamente. No entanto, esta importância não é apenas em termos quantitativos, o almoço deve ser rico também em termos qualitativos.

Deve iniciar sempre o seu almoço com uma sopa de legumes e hortaliças, que tem a vantagem de ser económica e de fácil preparação, ser rica em micronutrientes nomeadamente vitaminas e minerais, em água e fibras e existir uma infinidade de sabores, cores e texturas.

No seu prato devem existir:

Hortícolas – podem ser cozinhados ou crus. Para temperar opte por um fio de azeite, vinagre, sumo de limão e/ou ervas aromáticas. Descubra todas as potencialidades destes alimentos – vitaminas, minerais e fibras e torne o seu prato mais colorido.

Fornecedores de proteínas – pode optar por peixe, ovos ou carne (de preferência carne branca e/ou magra) aproximadamente 90g isentos de peles e gorduras visíveis são suficientes para repor as necessidades proteicas.

Fornecedores de hidratos de carbono – batata, arroz, massa ou leguminosas designadamente feijão, favas, ervilhas, grão-de-bico e lentilhas.

Procure cozinhar com a menor quantidade de gordura possível, privilegie os cozidos, grelhados, estufados e assados no forno.

Quanto à sobremesa:
A fruta é a melhor opção, rica em minerais, vitaminas e fibras. Procure variar o tipo de fruta de acordo com os seus gostos e a época do ano.
Os doces não estão proibidos, mas deve reservá-los apenas para os dias MUITO especiais.

O seu almoço deve ser preferencialmente acompanhado por água. Se preferir esporadicamente pode beber um sumo natural ou um copo de vinho maduro. Mas lembre-se que a água não possui valor calórico e é sempre uma excelente opção.

Para além disto, o ambiente que a rodeia é extremamente importante, procure almoçar em ambiente tranquilo e agradável, junto da sua família ou amigos. Desligue a televisão e desfrute de todo o prazer que esta refeição lhe pode proporcionar!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Vim visitar o teu blog e já sou tua seguidora :)

Parabéns pela perda de peso :)

http://aminhaperdadepeso.blogspot.com

Susana LQ disse...

Olá,

Obrigada pela visita.

Beijinho